sexta-feira, 2 de abril de 2010

O brinquedo certo para cada idade

Continuando o assunto do primeiro post, algumas orientações bem detalhadas extraídas de uma matéria da revista Nova Escola. Pra marinheiros de primeira viagem, como eu, achei super útil.


1. Móbiles 
O que são Estruturas de plástico ou madeira com objetos pendurados. Devem ser fixadas no berço. 
Etapa do desenvolvimento Para bebês que ficam deitados e ainda não seguram com firmeza. 
Como usar Mexa no móbile para mostrar que ele se movimenta e produz som (quando tem um guizo). Nas versões eletrônicas, basta ligar. 
O que desenvolvem Eles chamam a atenção por meio de cores, formas, texturas e sons e, assim, estimulam a visão, o tato (quando o bebê tenta pegar) e a audição. 
Atenção Os elementos devem estar bem presos no suporte. A hora de tirar o móbile do berço é quando o pequeno consegue puxá-lo.
2. Mordedores e chocalhos
O que são Feitos de plástico, silicone, tecido ou vinil, têm formatos variados, como bichos, figuras geométricas e partes do corpo. Os chocalhos trazem pequenos objetos dentro.
Etapa do desenvolvimento Para bebês que seguram com firmeza.
Como usar Coloque o mordedor na mão do bebê e aproxime-o da boca, estimulando-o a morder. Balance o chocalho para mostrar que ele produz som antes de entregá-lo à criança.
O que desenvolvem Provocam sensações, estimulam a audição e também a segurar o objeto e movimentá-lo.
Atenção É fundamental verificar se eles não possuem peças que se desencaixam e possam ser engolidas. Como o bebê ainda não tem controle do movimento, não é recomendado o chocalho de plástico duro. Evite mordedores com água, pois eles podem ser perfurados.



3. Caixas, cubos e blocos
O que são Objetos de papelão, plástico ou tecido que servem para empilhar e encaixar.
Etapa do desenvolvimento Para bebês que ficam sentados, com ou sem apoio.
Como usar Sente-se na frente da criança e mostre como encaixar uma peça na outra – ou montar uma pilha para ser derrubada. Repetir a brincadeira inúmeras vezes é o grande barato nessa fase.
O que desenvolvem Ao encaixar, empilhar e derrubar os objetos, o pequeno aprimora a preensão e o controle dos movimentos do braço.


4. Bolas e carrinhos
O que são Confeccionados em diversos materiais, eles têm como principal característica a rolagem.
Etapa do desenvolvimento Para os que engatinham.
Como usar Sente-se no chão e empurre o brinquedo. O bebê se sentirá estimulado a ir atrás para pegá-lo.
O que desenvolvem Ao se deslocar para buscar o objeto, o corpo do bebê é todo trabalhado.


5. Carrinhos de empurrar
O que são Versões em miniatura, feitas de plástico, de utensílios do cotidiano.
Etapa do desenvolvimento Para os que andam.
Como usar Com o brinquedo no chão, incline-se e mostre como empurrá-lo. Em seguida, coloque a criança em pé e convide-a a imitar a ação.
O que desenvolvem Estimulam a criança a ficar ereta e permitem que ela ande com mais autonomia.

6. Livros
O que são Feitos de papelão ou de pano, têm grandes ilustrações e texturas.
Etapa do desenvolvimento Para os que começam a falar.
Como usar Sente ao lado da criança ou coloque-a no colo. Leia as páginas e folheie uma a uma, apontando as ilustrações. Deixe-a virar as folhas à vontade. Caso amasse ou rasgue, conserte-o.
O que desenvolvem A capacidade de virar as páginas e reconhecer figuras, como animais e personagens, o que é fundamental para desenvolver a linguagem.


7. Fantoches, máscaras e fantasias
O que são Objetos e acessórios que possibilitam o faz-de-conta. Também entram nessa categoria as bonecas e miniaturas.
Etapa do desenvolvimento Para os que começam a falar.
Como usar Experimente alguma roupa ou adereço. Automaticamente, a criança vai querer fazer a mesma coisa. Mostre as funções dos objetos: máscara no rosto, fantoche na mão etc.
O que desenvolvem O faz-de-conta, fundamental nessa fase por ajudar a compreender o mundo real e o imaginário. E também ajudam a desenvolver a linguagem.

Reportagem de Fabiana Faria, edição agosto de 2007, Nova Escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente