quarta-feira, 21 de julho de 2010

Vai fazer uma festa de aniverrário?

Então pense bem em que tipos de valores você quer ensinar pro seu filho(a), em que mundo você gostaria que ele vivesse, e o que você está fazendo a respeito:


Idéias para festas de aniversário conscientes

2010 2.09
O site Birthdays Without Pressure foi criado por pais americanos cansados de toda a pressão – em cima das crianças e dos convidados – que é criada todos os anos por conta das festinhas de aniversário. Toneladas de presentes, muitos deles indesejados (por aqui está na moda fazer listinhas e deixar em lojas de brinquedos, como se fosse um casamento!), custos altíssimos de buffets, lembrancinhas, embalagens que vão para o lixo em segundos… nada contra querer dar para nossos filhos momentos e memórias especiais. Mas será que a ostentação é a única maneira de fazer isso? Será que não estamos condicionados demais?
Quando eu era criança, cada presente que eu ganhava de meus pais era especial. Um bonequinho do Rambo no Dia das Crianças durou anos e anos grudado na minha mão. Ele ganhava novos amigos somente duas ou três vezes por ano, e olhe lá. Hoje em dia, as crianças recebem muito mais brinquedos do que o que elas conseguem lidar, e aprendem desde pequenas a consumir mais do que necessitam, a ostentar ao invés de partilhar. Formar cidadãos mais conscientes hoje é uma das formas mais eficazes de tornar o amanhã melhor.
DICAS MUDE O MUNDO:
  • Dê mudas de árvores como lembrancinhas. Escreva com seu filho uma cartinha explicando o gesto. Além de ser superbarato, as crianças adoram e acabam aprendendo a preservar a natureza desde cedo
  • Seu filho provavelmente vai receber muitos presentes dos familiares. Que tal explicar que a festa com os amigos é pura diversão? Escreva no convite: Presença – Não presentes.
  • Outra idéia é sugerir que os convidados façam doações em nome de instituições de caridade, de preferência escolhidas junto com seu filho.
  • Avôs e avós adoram dar presentes. Sugira que todos dêem apenas um presente de uma vez, e que, se desejarem, depositem o dinheiro na aplicação financeira da criança.
  • Ensine seu filho a escrever notas (ou e-mails) de agradecimento. A celebração também é uma oportunidade de aprender sobre gratidão e generosidade.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente